top of page
Café em Cena
  • Foto do escritor: Antonio Marcos Fortuna
    Antonio Marcos Fortuna
  • 12 de mar. de 2018
  • 1 min de leitura

Atualizado: 16 de mar. de 2018

Pesquisa estima que taxas anuais do crescimento do consumo interno são de 3,3% para café em pó, 4,3% torrado e 9% para cafés em cápsulas

ree

O consumo interno de café no Brasil em 2017 foi estimado em 21,5 milhões de sacas, que correspondem a aproximadamente 1,07 milhão de toneladas. Com esse volume, o nosso País se destaca como segundo maior consumidor de café em nível mundial, sendo precedido pelos Estados Unidos, que consomem em torno de 25,8 milhões de sacas de café. O consumo no Brasil deverá se aproximar desse volume dos EUA até o ano 2021, quando deverá atingir 25 milhões de sacas, se considerada uma projeção da taxa média anual de crescimento de mais de três por cento ao ano.

O consumo brasileiro per capita, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), é de 6,12 quilos de café verde em grão – o equivalente a 4,9 quilos de café torrado e moído ou 81 litros da bebida.

Esses dados do consumo interno dos Cafés do Brasil, entre outros como a projeção de crescimento, constam do relatório da pesquisa Tendências do Mercado de Cafés em 2017, a qual foi patrocinada pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC e teve por objetivos identificar oportunidades e as principais tendências do mercado de café no País, especialmente na ótica do consumo. Os resultados desta pesquisa estão disponíveis no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.



bottom of page